blog ou site - qual o melhor para sua empresa
Blog ou site? Conheça 5 pontos para fazer a escolha certa
22 de julho de 2017
Veja como aparecer na primeira página do Google
Aprenda como aparecer na primeira página do Google sem pagar
5 de agosto de 2017

O que é SEO? Conheça os principais pontos de otimização do site ou blog

O que é SEO - Saiba como aumentar as visitas no seu SITE

O que é SEO? SEO é a sigla de Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca). Na prática, otimizar uma página significa aplicar algumas técnicas que vão ajudar um site a ser inserido no ranking orgânico dos principais buscadores, como o Google. Você quer aparecer nas primeiras páginas quando alguém buscar um termo relacionado a sua área de atuação? Então, avance neste artigo que explicarei exatamente isso.

Entendendo o que é SEO

Esse conjunto de ferramentas facilita para que os buscadores encontrem determinadas palavras-chave em seu site e as relacione a cada pesquisa sobre determinado assunto. Quem aparece no ranking orgânico conquista muito mais audiência, atrai cada vez mais clientes e gerar um tráfego intenso, sendo inclusive avaliado pelo próprio buscar como um site confiável.  Tudo isso sem fazer nenhuma publicidade, sem pagar!

Entender o que é SEO é indispensável para a empresa que quer ser encontrada na esfera digital. Esta técnica é uma das principais ferramentas do Marketing Digital que está basicamente relacionada ao sucesso de um blog ou site. E se você ainda não aplica esse conjunto de ações, prepare-se para alavancar as visitas no seu site com as informações e dicas que separei neste artigo.

Como aplicar a otimização para mecanismos de busca

Antes de falarmos das técnicas de SEO, é importante entendermos que há 3 tipos de pesquisas nos buscadores e você precisa saber em qual delas está o seu público:

1 – Pesquisa Informacional

Esse tipo de busca ocorre exatamente quando a pessoa apenas procura por um assunto, um termo específico, sem ter necessariamente um foco, um site que deseja chegar ou ver.

2 – Pesquisa Navegacional

A pesquisa aqui ocorre quando a pessoa já tem objetivo, quer encontrar alguma site ou blog que viu, mas não lembra o link ou o endereço eletrônico.

3 – Pesquisa Transacional

O objetivo aqui do cliente é justamente encontrar um produto ou serviço que deseja contratar. Ou seja, ele já tem um foco determinado e busca na internet fechar um bom negócio.

Os três tipos de pesquisas são importantes e os resultados podem ser ótimos se empresa possuir estratégias de SEO efetivas.

As técnicas de otimização para mecanismos de busca

Existem duas vertentes analisadas pelo Google: On Page e Off Page. Vamos entender os principais pontos e como eles estão relacionados com SEO.

On Page para otimização de página

Podemos entender como On Page tudo aquilo que está no seu site e que o Google analisa.

  • Qualidade de conteúdo
  • Tamanho de Conteúdo
  • Título Interno do Blog ou Site
  • SEO Title (Título Otimizado)
  • URLs Amigáves (Endereço eletrônico da página ou post mais curto, com o termo principal do assunto)
  • Heading Tags (São separações que a maioria dos blogs oferecem. Eles possuem a função de priorizar o conteúdo dentro da página, sendo H1, H2, H3 e outros)
  • Palavras-Chave
  • Tempo de permanência no site
  • Imagens Otimizadas e os textos alternativos para leitura do Google
  • Peso das imagens
  • Tempo de Carregamento
  • Design Responsivo
  • Meta Description
  • Botões de Compartilhamento

Off Page para otimização de página

Off page para otimização da página é basicamente tudo aquilo que é externo e o Google analisa.

  • Link Building (São links externos que direcionam para o seu site)
  • Autoridade (Domínios mais antigos são mais bem vistos no Google)
  • Localidade (O principal buscador do mundo relacionada os resultados da sua busca com a sua região)
  • Social (Compartilhamentos, comentários e menções nas redes sociais também contam na análise do buscador).

Obviamente que cada item deste será um novo post aqui no meu blog. O que deu para entender é que SEO é fundamental para que sua marca seja encontrada na rede, nas primeiras páginas. Agora que você entendeu o que é otimização para mecanismos de busca, lembre-se de caprichar no conteúdo e no visual do seu site ou blog.

Acompanhe meus posts de terça e quinta aqui no www.robertomellomkt.com.br.

Roberto Mello
Roberto Mello
Especialista em Marketing Digital e Vendas Online. Lembre-se sempre: o sucesso do seu negócio está nas suas mãos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *