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Blog ou site? Conheça 5 pontos para fazer a escolha certa

blog ou site - qual o melhor para sua empresa

Minha empresa precisa de um blog ou site? Você certamente já se fez esta pergunta em algum estágio de construção da sua empresa, mais provável até que tenha chegado aqui com esta dúvida.

A resposta não é pontual, como uma receita de comida, e cada caso precisa devidamente ser estudado por um especialista em marketing digital para um aproveitamento melhor e obtenção de resultados efetivos. Mas vai ser aqui neste artigo, com dicas práticas de marketing, que você terá um direcionamento para tomar a decisão certa!

Escolhendo entre um blog ou site

Uma decisão só deve ser tomada com conhecimento de causa. Antes de falar propriamente da escolha entre um blog ou site, precisamos trazer alguns pontos importantes sobre essas duas ferramentas e como elas podem ser utilizadas para reforçar sua marca, alavancar as vendas e aumentar os resultados. Afinal, qual a diferença entre blog e site? Basicamente a interação e por isso os dois possuem finalidades diferentes e você precisa conhece-las agora.

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1- O blog para sua empresa

O blog é hoje a principal plataforma da internet de conhecimento e interação entre usuários. Estruturalmente o blog trata de um tema específico, possui um layout mais leve, transmite conhecimento e permite que internautas comentem. Inúmeras empresas têm criado conteúdo inédito para seus clientes, contextualizando o seu produto ou serviço.

2- O site para sua empresa

O site normalmente é uma espécie de vitrine, onde a empresa conta um pouco da sua história, fala de seus produtos e como o cliente pode entrar em contato com ele. Um site não passa dessas informações. É bem mais pontual!

É importante sempre refletir também sobre o perfil do seu cliente, se ele está mais presente no blog ou site.

3- Gestão de conteúdo é importante no blog ou no site

As duas plataformas necessitam de uma gestão de conteúdo. O site é construído com uma linguagem mais formal, traz informações pontuais da empresa, sobre produtos e serviços, e a atualização não é frequente. Apesar de ser bem acessado e facilmente encontrado também pelos buscadores, algo fundamental para receber mais cliques, um site não dá espaço de interação para que o cliente se envolva com a empresa e é aqui que entra o blog.

O blog demanda muito mais de uma gestão de conteúdo, pois suas atualizações são mais frequentes e o gestor precisa ter em mãos os assuntos mais buscados e relacionados ao universo do produto e do leitor.

4- Design do blog ou site

Se a estrutura de conteúdo é diferente entre o blog ou site, o visual também é. No blog é comum você encontrar uma lista com as atualizações ou até uma grade com fotos e títulos dos conteúdos postados recentemente. Seja no blog ou site, o bom senso é preciso e o visual deve ter harmonia com o logo da empresa, as cores e imagens que transmitem as ideias da empresa.

5– SEO e termos mais buscados

Algumas técnicas levam sua empresa para a primeira página do Google organicamente, sem pagar publicidade ao buscador. Isso acontece por meio da aplicação de técnicas como o SEO (Search Engine Optimization), as palavras chave mais pesquisadas relacionadas aos seus produtos ou empresa. Esse tipo de ferramenta é utilizado tanto no site quanto no Blog. A diferença mesmo é que os buscadores costumam priorizar os conteúdos mais atualizados, dando vez aos blogs.

Vale reforçar que um site pode ter um blog, mas um blog jamais será um site. E lembre-se que tornar um negócio online não é simplesmente usar as ferramentas que a internet disponibiliza. Tudo tem uma função e cada instrumento pode ser melhor aproveitado de acordo com os objetivos da empresa e o conhecimento aprofundado naquela plataforma.

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Roberto Mello
Roberto Mello
Especialista em Marketing Digital e Vendas Online. Lembre-se sempre: o sucesso do seu negócio está nas suas mãos!

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